top of page

PLANTA SÍMBOLO

Couroupita guianensis Aubl. (Lecythidaceae) foi descrita pelo botânico, farmacêutico e explorador francês Jean Aublet em 1775. É originária da Floresta Amazônica, distribuindo-se por todas as florestas tropicais do nordeste da América do Sul. No Brasil, ocorre no Norte e Centro-Oeste, onde é popularmente conhecida como Abricó-de-macaco. Foi escolhida como planta símbolo de nosso evento devido a sua abundância no Horto Botânico do Museu Nacional e por suas flores exuberantes. É uma espécie arbórea que alcança até 35 m de altura. As folhas agrupam-se na extremidade dos ramos; suas lâminas são simples, estreito-obovadas a elípticas. As inflorescências são caracteristicamente caulinares, podendo cobrir inteiramente o caule. Suas flores são relativamente grandes (5-6 cm de diâmetro), perfumadas, de cores que variam do rosado ao vermelho. O androceu é vistoso e apresenta um prolongamento que estende-se de um lado para o outro (formando um capuz), através de um anel de estames que envolve o gineceu. Deste modo se formam dois grupos de estames, um na porção apical do capuz, onde localizam-se os estaminódios (estames estéreis), e outro na superfície do anel estaminal, onde encontram-se os estames férteis. Os frutos são indeiscentes (não se abrem na maturidade), lenhosos, globosos e castanho-escuros, caindo da árvore após a maturidade. As sementes são numerosas (100-300 por fruto), envolvidas por uma polpa.

A espécie é amplamente estudada devido a sua atividade antimicrobiana, anti-helmíntica e antinociceptiva. Os frutos são comestíveis e a polpa fresca é usada para preparar uma bebida medicinal. O extrato da planta tem sido utilizado para tratar resfriados e dores de estômago. As folhas são extraídas para fazer um suco usado para curar doenças de pele. O interior da fruta pode desinfetar feridas e folhas jovens usadas para aliviar a dor de dente.

Referências Bibliográficas

Lim, T.K. 2012. Couroupita guianensis. In: Edible Medicinal and non medicinal plants. Fruits. Springer, New York, USA, v. 3, p. 133-137.

Sanz-Biset, J., Campos-De-La-Cruz, J., Epiquién-Rivera, M.A., Cañigueral, S. 2009. A first survey on the medicinal plants of the Chazuta valley (Peruvian Amazon). Journal of Ethnopharmacology, v. 122, p. 333-362.

Smith, N.P.,Mori, S.A.,Prance, G.T. 2015. Lecythidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB17964>.

Kenneth Setzer

Latzen

Uma

Luiz Bacher

Plantaholic Sheila

Tony Rodd

COMISSÃO ORGANIZADORA

George Azevedo de Queiroz

Filipe Gomes C. M. da Costa

Igor Musauer Kessous

Indhira Viana Freire

Isabelle Gomes C. M. da Costa

Karoline Telles de Oliveira

Weverson Cavalcante Cardoso

bottom of page